Conferências ministradas pelos docentes especialistas de cada área médica estão produzidas em um material didático-pedagógico completo, acompanhado de testes formativos e outros recursos. Eles estão disponíveis aos alunos durante a unidade curricular correspondente e servem de material de apoio ao aprendizado planejado.

Ao final desta Unidade Curricular, o aluno deverá ser capaz de: 

a) Compreender a necessidade de particularização dos cuidados à criança, tendo em vista as peculiaridades de evolução de um ser social cuja expressão das potencialidades pode ser favorecida por intervenções preventivas e curativas. 

b) Reconhecer os aspectos etiológicos e fisiopatogênicos e os passos necessários ao entendimento do adoecimento, não apenas sob a óptica da cura, mas também da prevenção das enfermidades dos sistemas respiratório, digestório, urinário, cardiovascular e do sistema nervoso central e periférico, além das doenças que cursam com exantema. 

c)Construir abordagem diagnóstica, terapêutica e o prognóstico para as referidas enfermidades. 

d) Identificar, conduzir e resolver os problemas de saúde mais prevalentes na criança, especialmente os menores de 5 anos de idade, respeitando e promovendo a participação da família no cuidado.