SERVIÇOS OFERECIDOS PELO NAE – Núcleo de Apoio ao Estudante

A Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (FACISB) no intuito de prevenir e auxiliar os discentes nas fragilidades do processo de aprendizagem, bem como potencializar os resultados acadêmicos, possui em sua estrutura o Núcleo de Apoio Estudante (NAE).

O NAE consiste em um serviço multidisciplinar voltado para o acolhimento e orientação dos estudantes no que tange à prevenção e auxílio das necessidades no processo de aprendizagem, no campo do relacionamento pessoal e educacional que possam estar relacionados ao seu desempenho acadêmico. 

A atuação do Núcleo se operacionaliza de maneira organizada e científica, possuindo regulamento próprio com base em campos de estudos específicos, a partir das seguintes atividades:

Programa de Recepção e Integração de Ingressos (PRINT) – Consiste em conjunto de atividades de recepção, acolhida e auxílio na transmissão de informação aos alunos ingressantes, tendo como finalidade principal o acolhimento e ambientação dos estudantes na instituição. 

Acolhimento ao estudante - Acolhimento nas demandas de âmbito comportamental e pedagógico dos estudantes onde o profissional do NAE faz a identificação das necessidades do estudante e auxilia nas questões apresentadas. Essa ação é feita através de livre demanda e/ou busca ativa;

Programa de Apoio às Necessidades Educacionais Especiais (PANEE) - Planejamento, orientação e coordenação de ações oferecidas aos estudantes que possuem necessidades educacionais especiais (NEE), proporcionando condições de inclusão, permanência, participação e progressão no desenvolvimento da aprendizagem;

Programa de Mentoria Acadêmica (PMA) – Consiste em uma estratégia institucional, por meio de encontros sistemáticos entre alunos (mentees) x professores (mentores) com o objetivo de oferecer suporte pessoal e estimular o desenvolvimento acadêmico-profissional do estudante ao longo dos seis anos da Graduação. O PMA é uma atividade com caráter voluntário/optativo, destinado a todos os estudantes matriculados no curso de medicina da FACISB.

Programa de Monitoria Acadêmica – corresponde ao conjunto de atividades de apoio acadêmico exercidas sob a orientação de um professor, por alunos regularmente matriculados no curso de medicina da FACISB e que são aprovados em processo seletivo de Monitoria Acadêmica conforme edital institucional. 

Programa de Nivelamento – Refere-se a atividades programadas para atendimento aos estudantes e tem como estratégia nivelar alunos ingressantes no curso de medicina que demonstrem fragilidade nos conteúdos básicos necessários para o desenvolvimento de competências do curso superior e/ou que obtiveram nota abaixo da média nas questões de Matemática, Biologia e Português na prova do vestibular de ingresso ao curso de medicina (lista oferecida pela VUNESP).

Mediação de grupos temáticos: Constitui-se na organização e mediação de interação entre estudantes e profissionais do NAE e/ou convidados para discussão de segmentos relevantes na área acadêmica por meio de reuniões, conferência ou mesa redonda. Os temas dos Grupos Temáticos são definidos, levando-se em consideração situações que poderão causar stress e ansiedade aos estudantes, tais como ingresso em um novo período do curso, dúvidas em relação à residência médica, atuação profissional etc.